Sono na época do COVID-19

Sono na época do COVID-19

Atualmente muitas pessoas estão sem sua rotina diária de atividades e acabam mudando seus hábitos de sono.
Porém a alteração no sono promoverá consequências quando a quarentena acabar.
Entenda o que pode ser feito.

Com os sincronizadores sociais ausentes (trabalho, escola, atividades físicas) as pessoas tendem a dormir e acordar mais tarde. Tais alterações podem afetar o ritmo sono-vigília, resultando em insônia e restrição do sono.
Dormir em excesso ou em horários irregulares pode tornar o sono ainda mais difícil na noite seguinte, alterando o ritmo circadiano.

 

O sono é muito importante para o sistema imunológico e para a regulação hormonal.
Estar em quarentena e em isolamento social há um aumento do estresse, ansiedade e do medo, e tudo isso se agrava ainda mais se juntarmos com a restrição de sono. Cuide do seu sono e da sua saúde.
Não fique com aparelhos celulares na cama, a luz emitida por estes atrapalham o sono. Cuidado também com o acesso a notícias antes de dormir que podem causar ansiedade ou estresse.
Tudo isso pode favorecer além da insônia, o inicio de um Bruxismo.

 

Quando a quarentena acabar muitos vão apresentar dificuldades para iniciar o sono nos primeiros dias e serão obrigados a retornar a sua rotina diária de acordar cedo, levando assim à redução da duração do tempo de sono. Esta menor quantidade de sono pode desenvolver alterações relacionadas a privação do sono como:


Uma noite mal dormir já promove danos. É normal que quem fica acordado muito tempo comece a perder a consciência mental e física.
Circulação: A pressão arterial sobe, aumenta os níveis de adrenalina no sangue, e a contagem de células brancas dispara.
Comportamento: Ficar sem dormir piora a memória, a capacidade de tomar decisões e de se expressar verbalmente. O excesso de cortisol pode causar mau humor e aumentar a agressividade.
Sistema imunológico: As células brancas desreguladas alteram o sistema e deixam você mais vulnerável a infecção.

Para as crianças o retorno a escola será mais difícil, com impacto negativo no aprendizado.
Este período deve ser aproveitado para desenvolver uma melhor rotina de sono. Colocar uma regularidade nos horários de dormir e acordar vai trazer benéficos durantes e após a quarentena.
Para as crianças manter os horários é ainda mais importante. Os pais devem buscar atividades para que o ato de ficar em casa impacte o menos possível, regularidade dos acontecimentos ao longo do dia proporciona segurança as crianças.

DICAS PARA MELHORAR O SONO DAS CRIANÇAS

 

Para os adultos é muito importante realizar a higiene do sono.
Para receber meu e-book de higiene do sono mande uma mensagem que ficarei feliz em te ajudar!

Alguns pacientes podem ter dificuldades de obter um sono reparador por apresentar apneia. Entenda um pouco sobre o que é e o tratamento realizado com o uso de aparelhos intra-orais.
Esse tratamento também é indicado para pacientes que querem parar de roncar.


Juliana Mattos

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre e especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC), com pesquisa realizada na Case Western Reverse University School of Dental Medicine (Cleveland, Ohio). Trabalha com Ortodontia fixa e estética Invisalign em adultos e crianças e com Ortopedia Facial. Membro da Associação Brasileira de Sono, com capacitação em Odontologia do Sono pelo Instituto do Sono de São Paulo. Trabalha com aparelhos para tratamento do ronco e da apneia em adultos e crianças. Doutoranda em Odontologia pela UFBA. Atua no seu consultório em Crianças e Adultos e é Professora de Pós Graduação.