Sono, Ronco e Apneia

Um sono de qualidade é fundamental para vivermos com saúde!

Importante ficarmos atentos aos sinais do nosso corpo durante o dia, como indisposição, sonolência, falta de atenção, memória prejudicada, mau humor e dor de cabeça, podem ser sinais que o sono não está sendo reparador.

O que é apneia?
A Apneia do sono é a obstrução das vias aéreas por no mínimo 10 segundos durante a noite ocorrida pela obstrução da via aérea respiratória. Essa parada respiratória pode ocorrer por várias vezes durante a noite, ocasionando em sérias  consequências para a saúde.
Na apneia leve ocorre entre 5 a 15 eventos de apneia por hora de sono, na moderada entre 15 a 30 eventos e na apneia severa mais de 30 eventos por hora.

Como sei se tenho apneia?
Muitos pacientes não sabem que tem a apneia. Os sintomas variam entre as pessoas, mas geralmente ocorre o ronco como principal sintoma durante a noite e pela manhã há o cansaço, indisposição, sensação de boca seca e  cefaleia.
Alguns pacientes conseguem perceber a apneia porque ocorre o ronco explosivo (ressuscitativo), parecendo engasgos, e neste momento o paciente pode apresentar movimentos corporais bruscos com despertares.
O diagnóstico é realizado pelo exame de polissonografia.

Existe uma relação entre apneia e idade?
A apneia pode ocorrer em todas as idades, sendo  mais frequente nos homens a partir dos 30 anos e nas mulheres a partir da menopausa.
Nos homens esta mais relacionada com o aumento de peso e da circunferência cervical e nas mulheres com alterações hormonais (menopausa e hipotireoidismo).
A apneia também está presente em crianças. Os pais devem ficar atentos quando os filhos roncam ou dormem com a boca aberta.
A prevalência da AOS (Apneia Obstrutiva do Sono) é maior em indivíduos obesos, com depressão e com estresse pós traumático.
O uso de alguns medicamentos e do álcool podem agravar o quadro.

Qual o tratamento?
Pacientes que roncam e tem apneia precisam de uma equipe multidisciplinar com capacitação em Medicina do Sono.
A escolha do tratamento ideal vai ocorrer após realizar um diagnóstico preciso.
Nós dentistas do Sono podemos tratar com aparelho intraoral (AIO) que são usados na hora de dormir ou com Cirurgia Ortognática.

Leia também sobre a importância do sono e dicas para melhorar o sono da criança.