Quais as diferenças entre os aparelhos fixos e os “invisíveis”?

Quais as diferenças entre os aparelhos fixos e os “invisíveis”?

Muitos pacientes chegam ao consultório com a dúvida de qual aparelho escolher.

Veja quais as principais diferenças entre os aparelhos fixos metálicos e os estéticos removíveis estéticos, como o Invisalign.

Os aparelhos fixos necessitam de bráquetes, que são peças que ficam coladas aos dentes durante todo o tratamento. Esses podem ser metálicos ou estéticos.

Para que aconteça a movimentação dos dentes nos parelhos fixos é utilizado fios metálicos. Alguns dentistas utilizam esses fios na cor branca para obter maior estética, porém essa cor é na verdade uma tinta por cima do fio de aço metálico e com o tempo acaba saindo. Ou seja, mesmo optando por bráquetes estéticos, pacientes que utilizam o aparelho fixo, sempre vão ter metais em boca e esses metais promovem algumas desvantagens como menor estética, maior desconforto e maior dificuldade de higienizar os dentes.  Algumas dessas peças fixadas em boca ou o fio ortodôntico podem ferir a gengiva do paciente, causando inclusive aftas.

Além disso, os pacientes que realizam o uso do aparelho fixo precisam estar cientes que alguns alimentos não podem ser consumidos porque pode ocorrer a quebra dos bráquetes e desta forma promove um atraso no tratamento.

O tratamento sendo realizado com aparelhos removíveis apresenta a grande vantagem de não ter metais e fios fixados em boca. O paciente consegue manter sua rotina de higiene dental e de alimentação sem qualquer alteração.

As consultas em consultório dos pacientes que fazem o uso de aparelho removível tendem a ser mais espaçadas. Geralmente os paciente de aparelho fixo precisam ir mensalmente ao consultório, já os pacientes de aparelho removível podem ter essas idas planejadas previamente conforme a rotina do paciente, o que facilita realizar tratamento em pacientes que não residem em Salvador.


Juliana Mattos

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre e especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC), com pesquisa realizada na Case Western Reverse University School of Dental Medicine (Cleveland, Ohio). Trabalha com Ortodontia fixa e estética Invisalign em adultos e crianças e com Ortopedia Facial. Membro da Associação Brasileira de Sono, com capacitação em Odontologia do Sono pelo Instituto do Sono de São Paulo. Trabalha com aparelhos para tratamento do ronco e da apneia em adultos e crianças. Doutoranda em Odontologia pela UFBA. Atua no seu consultório em Crianças e Adultos e é Professora de Pós Graduação.